quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Feliz Dia do Professor!

PROFESSORES APAIXONADOS

Gabriel Perissé


Professores e professoras apaixonadas acordam cedo e dormem tarde, movidos pela idéia de que podem mover o mundo.Apaixonados, esquecem a hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências.
As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério igualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos. Não há pretextos que justifiquem, para os professores apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato. Apaixonar-se sai caro!
Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona apara os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria. Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão(...).
Os professores apaixonados, querem tudo. Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los. Interpretar a música dos sentidos. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.

Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.




“A paixão é inexplicável, bem sei. Mas é também indisfarçável.”



Como me enviou um amigo por sms: Dignidade para quem educa!

:*´¨)
¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•`Gisa Tulle

7 comentários:

Anônimo disse...

parabéns pelo belo trabalho1 Tem selinho criatividade pra vc no espaço educar1 Bjos de luz!!

Rosemeide Ferreira disse...

Oi adoro seu site. Pode me ajudar, divulgue o site www.rershop.blgospot.com é do meu irmão ele está precisando bjs

Rocio Rodi disse...

Olá, Giselle!
Descobrimos na net cantinhos muito especiais, percebe-se neste o cuidado e o carinho singularmente produzido em cada cm2, feito mesmo "para alfabetizar" e com muita paixão de aprender! Adorei o texto escolhido para o nosso dia.
Agradeço sua visita também!
Vou voltar!
Maria do Rocio

Rosemeide Ferreira disse...

Olá amiga temos uma excelente ideia pra presentear os alunos nesse fim de ano acesse www.rershop.blogspot.com bjs

Margareth Sales disse...

Bem, em um primeiro momento, lá para os ido 1990, só queria fugir de tudo que se referi-se a educação! Não adiantou fui pega por ela de outras formas e em outros espaços que não seja somente o espaço e escola.
E me descobri educadora, mais do que tudo, educadora porque antes de qualquer coisa dentro de mim, bate uma enorme sede de conhecimento e isso se desdobra. Como? Através da vontade de distribuir tal conhecimento... Por isso que amo educar, amo cuidar daqueles que educo e amo direcionar para a vida, não apenas conhecimento programáticos... Educação é tudo, cultura e primordial e conhecimento é a forma que precisamos respirar... Mil beijinhos...

Sergio disse...

Olá querida! Gosto muito desse clima de escola e ser professor nesse páis é um caminho das pedras; contudo, ensinar é uma arte divina! Adorei teu blog e estou te seguindo, caso queira seguir-me também, veja:http://asvozesdomar.blogspot.com/

Paz e amor!

Abç!

Guto Respi disse...

Olá Giselle,

Espaço bacana! Parabéns!!

Abraço