Meu trabalho sempre foi focado nos textos e em suas funções socias. Antes de iniciar esse projeto a turma já tinha tido contato com diveros textos e com poemas. Iniciei o projeto com o poema: “Se esta rua fosse minha”, de José Paulo Paes. Tivemos uma conversa sobre a poesia e perguntei quem gostava desse tipo de texto: todos levantaram a mão com entusiasmo. Fizemos várias atividades de leitura e escrita baseado neste poema até que propus um sarau, explicando o significado e como aconteceria. O grupo aprovou a idéia e logo comentou sobre a importância de se ler bem para que os outros compreendam. Teve até um aluno que sugeriu ensaios para treinar a leitura e fazer uma boa apresentação.
Também mostrei o livro de Cecília Meireles, “Ou isto ou aquilo” e li a poesia “Leilão de Jardim”. Pedi para que eles escolhessem na mini-biblioteca da sala livros para lerem em dupla. Em seguida convidei os alunos para lerem um trecho do livro escolhido. Durante a leitura foram surgindo sugestões dadas pelos alunos para o colega que estava lendo e fomos discutindo cada uma delas. Encerramos a atividade com a leitura por um aluno do poema “O vestido de Laura”, de Cecília Meireles.
As atividades deste primeiro momento foram para envolver os alunos e observar aqueles que necessitariam de uma ajuda ou incentivo para o desenvolvimento do projeto.
Sugestões de atividades sobre o poema “Se esta rua fosse minha”, de José Paulo Paes:
* Se você tiver o livro "Poemas para Brincar" explore as imagens antes de ler o poema, pois a obra é muito rica nas ilustrações. Escreva no quadro as descrições das crianças e peça que elas criem frases e textos com aquelas palavras. Se a turma já tiver familiarizada com poesias peça para que eles componham uma poesia com as palavras do quadro ou use esta atividade para verificar o que eles já conhecem sobre a estrutura deste gênero textual.
* Reescrita do poema modificando o tema: 1 - Se a escola fosse minha 2 - Se a cidade fosse minha 3 - Se a natureza fosse minha... A turma cria novos versos e tem o professor como escriba. O novo poema é passado para papel 40kg e todos ilustram o cartaz aplicando alguma técnica artística.
* Selecionar frases e palavras para se trabalhar com os alunos com exercícios específicos de reconhecimento de letra e composição de palavras.
* Ler o poema em casa para um adulto e/ou pedir que um adulto leia um poema para a criança.
