sexta-feira, 20 de junho de 2008

Projeto "Sarau de Poesias" - (Parte III )

Depois de muito estudar os poemas e descobrir as rimas e a diversão de ler com entonação a criançada já estava pronta para realizar o sarau. Escolheram a turminha da Educação Infantil para a apresentação e criaram um convite muito especial. Foram até a sala da E.I., levaram o cartaz onde criaram o convite e recitaram o poema "O que é poesia? " de Cassiano Ricardo - uma palhinha do que aconteceria no dia.


Que é a poesia?
Cassiano Ricardo

Uma ilha
cercada
de palavras
por todos
os lados.



A apresentação foi maravilhosa! Além dos coleguinhas convidados a pedagoga Valéria e a professora Luciana, do Grupo de Referência da FME, também estiveram presentes para nos prestigiar. Foi muito marcante para os alunos esse reconhecimento obtido. Ficaram muito mais confiantes e interessados porr tudo que trabalhávamos. É tão bom ver a EDUCAÇÃO mudando as pessoas e as pessoas mudando o mundo...






sexta-feira, 13 de junho de 2008

Projeto "Sarau de Poesias" - Apresentação (Parte II )

Meu trabalho sempre foi focado nos textos e em suas funções socias. Antes de iniciar esse projeto a turma já tinha tido contato com diveros textos e com poemas. Iniciei o projeto com o poema: “Se esta rua fosse minha”, de José Paulo Paes. Tivemos uma conversa sobre a poesia e perguntei quem gostava desse tipo de texto: todos levantaram a mão com entusiasmo. Fizemos várias atividades de leitura e escrita baseado neste poema até que propus um sarau, explicando o significado e como aconteceria. O grupo aprovou a idéia e logo comentou sobre a importância de se ler bem para que os outros compreendam. Teve até um aluno que sugeriu ensaios para treinar a leitura e fazer uma boa apresentação.


Também mostrei o livro de Cecília Meireles, “Ou isto ou aquilo” e li a poesia “Leilão de Jardim”. Pedi para que eles escolhessem na mini-biblioteca da sala livros para lerem em dupla. Em seguida convidei os alunos para lerem um trecho do livro escolhido. Durante a leitura foram surgindo sugestões dadas pelos alunos para o colega que estava lendo e fomos discutindo cada uma delas. Encerramos a atividade com a leitura por um aluno do poema “O vestido de Laura”, de Cecília Meireles.

As atividades deste primeiro momento foram para envolver os alunos e observar aqueles que necessitariam de uma ajuda ou incentivo para o desenvolvimento do projeto.



Sugestões de atividades sobre o poema “Se esta rua fosse minha”, de José Paulo Paes:

* Se você tiver o livro "Poemas para Brincar" explore as imagens antes de ler o poema, pois a obra é muito rica nas ilustrações. Escreva no quadro as descrições das crianças e peça que elas criem frases e textos com aquelas palavras. Se a turma já tiver familiarizada com poesias peça para que eles componham uma poesia com as palavras do quadro ou use esta atividade para verificar o que eles já conhecem sobre a estrutura deste gênero textual.

* Reescrita do poema modificando o tema: 1 - Se a escola fosse minha 2 - Se a cidade fosse minha 3 - Se a natureza fosse minha... A turma cria novos versos e tem o professor como escriba. O novo poema é passado para papel 40kg e todos ilustram o cartaz aplicando alguma técnica artística.

* Selecionar frases e palavras para se trabalhar com os alunos com exercícios específicos de reconhecimento de letra e composição de palavras.

* Ler o poema em casa para um adulto e/ou pedir que um adulto leia um poema para a criança.







terça-feira, 10 de junho de 2008

Projeto "Sarau de Poesias" - Convite (Parte I )

Convite
José Paulo Paes

Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.
Só que
bola, papagaio, pião,
de tanto brincar,
se gastam.
As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas,
mais novas ficam.
Como a água do rio,
que é água sempre nova.
Como cada dia,
que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?



Em 2007 estava iniciando na rede municipal e resolvi fazer um curso sobre alfabetização que a FME oferecia. No curso aprendi muito sobre como desenvolver atividades que levem o aluno a refletir sobre o sistema de escrita e no final do segundo módulo desenvolvemos um trabalho com projetos e o meu foi sobre poesias.
Escolhi este tema por se enquadrar no momento que o meu grupo se interessava e buscava a leitura pelo prazer de ler. Uma grande parte dos alunos ainda estava em processo de alfabetização, onde a contação de histórias e a leitura de poesias contribuiu muito para evoluírem neste processo. Os alunos que já liam adoraram trabalhar a entonação com o poema "Trem de Ferro" de Manuel Bandeira e os que ainda estavam caminhando adoraram " A Poesia é uma Pulga", da Sylvia Orthof e "O que é a poesia?" de Cassiano Ricardo ( talvez por serem menor e de fácil memorização. No início encontrei relutância, pois falavam que não sabiam ler. Com o desenvolvimento do trabalho todos participaram e no dia da apresentação todos estavam afinadinhos!).
Foi um projeto muito lindo, que me ensinou muito sobre como ensinar. Todos os dias aprendo alguma coisa com eles. Não há melhores professores!


Se quiser saber sobre o curso, clique aqui.

Vou postar mais detalhes do projeto e fotos também!

Um super abraço!




domingo, 8 de junho de 2008

Sem "ctrl c " "ctrl v" - Primeiras palavras

Criar um blog pode ser excitante, mas traz um compromisso muito intenso: mesmo em ambiente virtual devemos demonstrar valores como ética, responsabilidade e honestidade. Ainda que virtual são seres humanos reais que estão no comando dos computadores. Por tanto você escreve o que pensa, sente, é. Mesmo que ninguém conheça sua identidade você sabe que foi você quem escreveu, pensou, sentiu. Não dá pra fugir desse fato!


Criar um blog educacional, nesta época de modismo, também é uma tarefa difícil. Não é só postar atividades que você produziu. É levar à reflexão e analise da conjuntura que levou a tal produção. Copiar a atividade que foi postada por um colega sem refletir é um erro porque nenhuma sala de aula é igual a outra, nenhum aluno é como o outro. Se as atividades que eu postar aqui te ajudarem ficarei contente, mas se te levar a pensar sobre sua prática e sobre sua turma terei alcançado meu objetivo.



Obrigada por navegar neste blog!
Professora Giselle Tulle